quarta-feira, 17 de agosto de 2011

                                                                    Hérulos


Os hérulos foram um povo germânico, originários do sul da Escandinávia. Invadiram o Império Romano no século III, provavelmente após ser expulso de sua região de origem.

Segundo alguns historiadores medievais, os hérulos junto com os godos participaram de varias expedições ao longo da costa saqueando o mar Negro e o mar Egeu (260).
Fixaram-se na costa do mar Negro, onde foram dominados pelos Ostrogodos e pelos Hunos, entre o século III e o século IV. Alguns de seus integrantes emigraram para a Escandinávia e outros se envolveram como mercenários do exercito do Império Romano do Oriente.

Depois de uma campanha militar contra os vândalos (476 - 477) que ocupavam a Sicília e a anexação da Dalmácia, Zenão I, preocupado com os recentes sucessos do rei germânico Odoacro, estimulou Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos, a invadir a Península Itálica. Teodorico derrotou Odoacro em Verona (489) e, depois de um longo assédio a Ravenna, o obrigou a capitular (493), para depois julgá-lo por traição.

Um comentário:

  1. Os hérulos foram um povo germânico, originários do sul da Escandinávia.
    Eles invadiram o Império Romano no século III depois de serem expulsos da sua religião de origem, os hérulos junto com os godos participaram de varias expedições ao longo da costa saqueando o mar Negro e o mar Egeu (260).
    Os Hérulos foram lebrados pelos romanos na primeira vez do século III quando em 268 e 269 participaram de uma coalizão bárbara que reunia os pecinos e os carpianos, as pequenas tribos germânicas, mas também os gépidas e sobretudo os godos.

    ResponderExcluir